sábado, 14 de junho de 2014

Uma pequena historinha sobre inclusão racial

Fui á unidade de saúde onde trabalho, agora pela manhã, para um pequeno procedimento em uma paciente. Ao terminar, ofereci uma carona a ela.
Subi o morro, parei na frente da casa dela e ela disse: "doutor, o senhor tá com pressa? Porque eu queria lhe mostrar à minha irmã...ela não acreditou que o senhor ia me atender hoje..." (Sábado de manhã).
Eu respondi que não estava apressado, e que esperaria no carro. Ela entrou em casa e rapidamente voltou com as duas irmãs. A que chegou primeiro olhou pra mim e convidou: "o senhor não quer entrar para tomar um pequeno?" ("Pequeno" é um cafezinho, aos leitores de outras paragens).
Eu falei que não, que tinha esperado só para conhecê-las, e que tinha que ir para casa pois iria sair com a família. Ela então perguntou:

"O senhor não quer entrar porque é casa de preto, é?"

-------------------

Vejam bem: ela não falou "casa de pobre". Ela falou "casa de PRETO".

Agora me digam que sociedade caminhará para menos desigualdade sem resolver este tipo de sentimento de inferioridade por causa da cor da pele. E me digam como fazê-lo sem políticas como as cotas raciais.

Nenhum comentário: